Como comprar um posto de Gasolina




Dicas para Comprar um Posto de Gasolina

Possuir um posto de gasolina nem sempre é sinônimo de ganhos. Para ser rentável, o posto deve, como outro comércio, estar bem localizado, possuir demanda e boa gestão de estoques. Além disso, há outros requisitos como boa localização, segurança, administração e posicionamento de mercado.

Para realizar uma boa compra, daremos algumas dicas úteis para aqueles que pretendem se tornar novos proprietários de postos de gasolina. Então segue algumas dicas sobre como comprar um posto de gasolina.

Localização de um Posto de Gasolina

Como todo negócio, o posto de gasolina também requer uma pesquisa prévia para avaliar o local.

A pesquisa busca identificar se a região tem potencial para demanda e ainda se existe alguma restrição quanto ao local. Para isso é necessário pesquisar o plano diretor urbano da localização para verificar futuras possibilidades de ampliação.

O plano diretor estabelece que atividades podem funcionar em determinada localização. Ele pode ser consultado nas prefeituras locais através de nossos engenheiros.

Além das exigências legais, é bom observar se o posto de gasolina está localizado em um local com bom acesso de entrada e saída de carros e ainda se está situado estrategicamente em um local com bom movimento e tráfego.

Mesmo que seja dentro de cidade, nesse sentido vale salientar a importância de verificar o prazo do contrato de locação, considerando prazos e garantias solicitadas.

Outra dica sobre a localização é que as grandes avenidas já estão saturadas de postos de gasolina, acarretando uma concorrência maior nas margens de venda de combustíveis.

Cuidado com o visual do posto: não compre postos com a faixada envelhecida e com as instalações em condições ruins, cujos donos não tinham o devido cuidado com a limpeza, manutenção e condições gerais das instalações. Outro lado negócios que exigem um planejamento para tratar de modificar e atribuir valor. Temos engenheiros qualificados e arquitetos que poderão transformar e atribuir valor a sua escolha.

Segurança de um posto de gasolina

Outro ponto importante quanto à compra de um posto de gasolina é quanto à segurança, por isso verifique se o posto atende às normas de segurança e tem todas as licenças necessárias. Alvarás de bombeiros e da prefeitura, licenças operacionais e licenças ambientais devem ser conferidas quanto ao seu prazo de renovação. Recolhimento de resíduos provenientes da troca de óleo e lavagens devem respeitar prazos de coleta, que interferem diretamente no seu fluxo de caixa. Dispomos de todas as informações e na etapa adequada de negociação São devidamente demonstradas.

É importante verificar se o posto vendido e que todas as normas quanto à segurança estrutural, e de EPis, pois se o laudo for negativado pelos órgãos competentes são exigidas readequações que geram em torno de até R$400.000,00 reais, dependendo do problema encontrado.

Outro aspecto quanto à segurança é de acordo com a sinalização: os postos devem possuir todos os equipamentos de segurança como entrada, saída e serviços, iluminação, verificações junto a órgãos competentes de fornecimento de energia elétrica e saneamento.

Além disso, é fundamental na segurança do posto de gasolina a segurança física dos funcionários que podem ser assaltados ou passar por situações de risco de vida, devido à criminalidade. Essas coisas não têm como prever, por isso é importante que o posto esteja localizado em uma região sem histórico crítico de criminalidade.

Para comprar certo seu posto de gasolina

Para comprar de maneira acertada o posto de gasolina é necessário antes pedir um laudo de avaliação do fundo de comércio.

O laudo é concedido por empresas intermediadoras de compra e venda de postos de gasolina. A avaliação do ponto comercial é básico, mas suficiente para dar uma impressão inicial para o empresário e contém as informações sobre a empresa com histórico, potencial de mercado, descrição total da localização, aspectos financeiros, aspectos referentes às licenças ambientais, aspectos fiscais, contratuais e trabalhistas, entre outros aspectos que requerem atenção.

Além do laudo de avaliação, podem ser expedidos também um laudo de análise e viabilidade do negócio.

Aspectos financeiros de um posto de gasolina

É importante, antes de adquirir um ponto comercial de posto de gasolina, verificar todos os aspectos financeiros, como receitas, custos e despesas e ainda despesas com folha de pagamentos, custos com questões relacionados às licenças, custos relacionados à ações trabalhistas ou ficais entre outros.

Os aspectos financeiros serão melhor visualizados se estiverem organizados em um plano financeiro que descreva o faturamento, lucro bruto e líquido e ainda o lucro operacional. Ele deve conter ainda a mensuração do capital de giro, bem como o valor médio dos custos operacionais e a comprovação das vendas de combustíveis através do registro do livro de movimentação de combustíveis comprovando o histórico de vendas de gasolina durante determinado período.

O comprador pode pedir um documento com a descrição e quantidade necessária de estoques para o devido funcionamento do posto de gasolina e ainda a descrição de todos os estoques com descrição de marcas, denominação e funções dos Produtos

Equipamentos e imóvel de um posto de gasolina

Os equipamentos utilizados no posto de gasolina serão os tanques subterrâneos que armazenam combustível, compressores de ar, balança de ar, calibrador de pneus, equipamentos e produtos de lubrificação, equipamentos e produtos para limpeza, bombas para combustível, que devem estar auferidos e autorizados pelos meios de fiscalização como Inmetro, através de controle mensal de verificação.

O imóvel deve ser vistoriado, não pode haver comprometimento na parte elétrica, nem infiltrações. O terreno deve estar o máximo nivelado, principalmente próximo às bombas de gasolina. Lembrando que os órgãos de saneamento ambiental exigem laudos sobre a qualidade de solos constantemente, portanto, é bom verificar se o posto de gasolina possui laudo positivo dentro de 5 anos